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Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

DIAS, Tatiane Lebre  and  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Criatividade e dificuldade de aprendizagem: avaliação com procedimentos tradicional e assistido. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2006, vol.22, n.1, pp. 69-78. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100009.

Avaliaram-se os efeitos de um programa de criatividade em alunos da 2ª e 3ª séries de escola pública, com dificuldade de aprendizagem, por combinação de procedimentos tradicional e assistido, nas áreas acadêmica (Teste de Desempenho Escolar- TDE), cognitiva (WISC, Raven e Jogo de Perguntas de Busca com Figuras Diversas- PBFD) e da criatividade (Torrance Verbal e Figurativo). Pelo desempenho no TDE (inferior) e WISC (QI: 92), foi composta a amostra de 34 alunos (8-12 anos), dividida aleatoriamente em dois grupos, sendo G1 submetido a programa de criatividade por 3 meses. No pré-teste, não havia diferenças intergrupos significativas, exceto no Raven, com melhor desempenho de G2; diferença que desapareceu no pós-teste. Neste, houve diferença significativa para G1 no TDE. No PBFD, G1 manteve o desempenho após ajuda, com transferência de aprendizagem e aumentou o perfil alto-escore e transferidor; também melhorou em criatividade verbal (fluência e flexibilidade), enquanto G2 melhorou em flexibilidade.

Keywords : criatividade; dificuldade de aprendizagem; avaliação psicológica.

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