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Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

QUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de; LINS, Michelly Brandão  e  PEREIRA, Mirella de Andrade Lima Vasconcelos. Conhecimento morfossintático e ortografia em crianças do ensino fundamental. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2006, vol.22, n.1, pp.95-99. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100012.

Este estudo investigou a relação entre consciência morfossintática e desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 4ª séries do ensino fundamental das redes pública e particular de ensino da cidade do Recife - PE. Foram aplicadas tarefas de ditado de palavras e pseudopalavras para avaliar a ortografia, e tarefa de analogia de palavras, com justificativa, para avaliar o conhecimento morfossintático. Os resultados mostraram uma evolução entre as séries na escrita de palavras e pseudopalavras e na explicitação do conhecimento morfossintático. Uma comparação entre as médias de acertos revelou desempenho inferior dos alunos da rede pública. Encontrou-se um efeito preditor do conhecimento morfossintático sobre o desempenho ortográfico na escrita de palavras e pseudopalavras (controlando-se a variável idade). Como conclusão verificou-se que o conhecimento morfossintático favorece o domínio ortográfico, na medida em que possibilita às crianças uma maior compreensão dos processos de formação de palavras.

Palavras-chave : conhecimento morfossintático; ortografia; ensino fundamental.

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