SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Conhecimento morfossintático e ortografia em crianças do ensino fundamentalArmazenamento de curto prazo e velocidade de processamento explicam a relação entre memória de trabalho e o fator g de inteligência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de  e  SILVA, Francynete Melo e. Efeitos da exposição a mudanças nas contingências sobre o seguir regras. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2006, vol.22, n.1, pp.101-112. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100013.

Investigando os efeitos de histórias experimentais sobre o seguimento de regras discrepantes das contingências, nove universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo; a tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação, em seqüência. Cada condição era constituída de quatro sessões. As contingências na Sessão 1 eram alteradas na Sessão 2, restabelecidas na Sessão 3 e mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante. As três condições diferiam quanto à forma de estabelecimento do comportamento alternativo ao especificado pela regra discrepante. Independentemente de como o comportamento foi estabelecido na Sessão 1, se por contingências (Condição 1) ou por regras (Condições 2 e 3), somente os participantes que responderam corretamente nas Sessões 2 e 3 (n = 7) deixaram de seguir a regra discrepante na Sessão 4. Discutem-se algumas das características que uma história experimental deve apresentar para interferir no seguimento de regras discrepantes.

Palavras-chave : controle por regras; história experimental; comportamento verbal; insensibilidade do comportamento às contingências programadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons