Acessibilidade / Reportar erro

Cognição, emoção e expertise musical

Cognition, emotion and musical expertise

Este texto, sobre a relação entre cognição e música, objetiva lançar novas perspectivas para uma idéia há muito presente na pesquisa psicológica: de que a atividade musical tem importantes conseqüências para o desenvolvimento emocional e cognitivo da pessoa. Estas, no entanto, não são sempre positivas, já que processos de aprendizagem musical, da forma como tradicionalmente desenvolvidos, podem também levar à frustração e ao adoecimento tanto físico como psíquico. O texto analisa estes temas, tendo como foco a aprendizagem expert de instrumentos musicais da tradição clássica como uma aprendizagem permanente, que envolve o desenvolvimento e refinamento constante de habilidades metacognitivas e auto-reguladoras, bem como uma capacidade para superar obstáculos emocionais oriundos do tipo de investimento necessário ao alcance e manutenção da expertise musical.

expertise; psicologia da música; desenvolvimento cognitivo; ansiedade; metacognição


Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com