SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Personality in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) using the Rorschach inkblot test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

BOAS, Ana Carolina Villares Barral Villas; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim  and  YAMADA, Midori Otake. Promovendo a interação mãe-criança com implante coclear: um estudo de caso. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2006, vol.22, n.3, pp. 259-268. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000300002.

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de uma intervenção conduzida com a mãe de uma criança com implante coclear através da avaliação de mudanças comportamentais identificadas após o programa. Participou deste estudo uma díade mãe ouvinte-criança com deficiência auditiva e implante coclear, filmada em quatro sessões de observação: uma situação de brinquedo e outra do cotidiano, antes e após a intervenção. Esta constou de dois encontros nos quais a mãe assistiu às filmagens e foi orientada quanto à sua conduta com relação à criança. Os resultados mostraram aumento no número de verbalizações maternas nas categorias informar e solicitar, bem como de falas da criança nas categorias falar espontaneamente e fazer solicitação, quando comparadas as medidas pré e pós-testes nas duas situações observadas. O estudo mostra a importância de intervenções que favoreçam a relação mãe-filho para o desenvolvimento de habilidades comunicativas da criança com deficiência auditiva e implante coclear.

Keywords : relações mãe-criança; implante coclear; intervenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese