SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Enhancing interaction between mother and child following cochlear implantation: a case studyElementary and middle school teachers' social representation concerning inner-family violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

GRAEFF, Rodrigo Linck  and  VAZ, Cícero E.. Personalidade de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) por meio do Rorschach. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2006, vol.22, n.3, pp. 269-276. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000300003.

Este trabalho investiga a personalidade de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) por meio do Rorschach. Participaram do estudo 48 crianças do sexo masculino e feminino com idade entre 6 e 11 anos, distribuídas em dois grupos. Grupo 1 composto por 24 crianças com diagnóstico clínico- neuropsicológico prévio de TDAH Misto (desatento, hiperativo e impulsivo); Grupo 2 constituído de 24 crianças com comportamento considerado normal. Foi utilizado o t-Test para amostras independentes com nível de significância de < 0,05. Os resultados do Grupo 1 indicam impulsividade em níveis elevados, dificuldades quanto ao controle geral da personalidade e falhas na modulação e controle dos aspectos afetivo-emocionais, prejuízo na capacidade de organização, de análise e síntese, dificuldade de percepção objetiva da realidade, na capacidade de sistematização e objetividade. Constatara-se ainda no Grupo 1 ansiedade, incapacidade de introspecção e reflexão em índice maior do que no Grupo 2.

Keywords : transtorno de déficit de atenção/hiperatividade [(TDAH)]; técnicas de avaliação psicológica; Rorschach.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese