SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Elementary and middle school teachers' social representation concerning inner-family violenceThe construction of a learning strategy scale for basic education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

WECHSLER, Solange Muglia  and  SCHELINI, Patricia Waltz. Bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson III: validade de construto. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2006, vol.22, n.3, pp. 287-296. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000300005.

O objetivo da pesquisa foi investigar a validade de construto da Bateria Woodcock-Johnson III (WJ-III) para avaliar as habilidades cognitivas de brasileiros. Dois estudos foram elaborados, o primeiro com amostra de 375 participantes (220 mulheres, 155 homens), de 7 a 18 anos, e o segundo com 64 crianças (36 meninas, 28 meninos), 7 a 12 anos. Oito subtestes da WJ-III e o teste do Desenho da Figura Humana (DFH-III) foram administrados. Os resultados analisados apontaram a consistência interna dos itens da WJ-III, por meio da Correlação de Pearson, assim como diferenças significativas entre faixas etárias nos subtestes estudados, utilizando-se as Análises da Variância Multivariada e Univariada. Correlações significativas foram observadas entre a WJ-III e o DFH-III nas habilidades espacial, fluida e na rapidez de processamento. Conclui-se que a WJ-III possui validade de construto para crianças e jovens brasileiros.

Keywords : Woodcock-Johnson III; teste; inteligência; cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese