SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Woodcock-Johnson III Battery of cognitive abilities: construct validityEmotional intelligence in university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

BORUCHOVITCH, Evely et al. A construção de uma escala de estratégias de aprendizagem para alunos do ensino fundamental. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2006, vol.22, n.3, pp. 297-304. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000300006.

Embora as estratégias de aprendizagem sejam importantes para o processo de escolarização, existe uma carência de instrumentos nacionais que possibilitem um conhecimento do repertório referente a elas em estudantes brasileiros. Assim sendo, os objetivos deste trabalho são: descrever os passos relativos à construção de uma escala para avaliar as estratégias de aprendizagem de alunos do ensino fundamental e apresentar o estudo preliminar de suas propriedades psicométricas. Discute-se a utilidade desse instrumento para diagnóstico, intervenção e prevenção em psicologia escolar e educacional.

Keywords : psicometria; construção de teste; ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese