SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Contrast sensitivity in preschool children with psychophysical methodOperant variability and repetition learned after uncontrollable aversive stimuli author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

AVILA, Luciana Moreira de  and  STEIN, Lilian Milnitsky. A influência do traço de personalidade neuroticismo na suscetibilidade às falsas memórias. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2006, vol.22, n.3, pp. 339-346. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000300011.

As falsas memórias são lembranças de eventos que na realidade nunca ocorreram. Porém, a pergunta que surge é quais características e traços de personalidade poderiam influenciar na suscetibilidade a esse tipo de distorção de memória. A fim de investigar as diferenças individuais e falsas memórias, o presente estudo testou em 150 estudantes universitários o efeito do traço de personalidade neuroticismo (baseado no modelo dos Cinco Grandes Fatores) na suscetibilidade às falsas memórias. Para isso foram utilizados como instrumentos a Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo e a versão brasileira do procedimento das Listas de Palavras Associadas, contendo palavras de cunho neutro e emocional (positivo e negativo). Os resultados mostraram que pessoas com alto neuroticismo apresentaram maior número de falsas memórias e uma melhor lembrança para palavras de valência emocional negativa.

Keywords : falsas memórias; neuroticismo; cinco grandes fatores; emoção; diferenças individuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese