SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Mathematical behavior: ordinal relations and transitive inference in pre-scholarsLeisure and the use of psychoactive substances in adolescence: possible relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

ANDRADE, Josemberg M. de  and  LAROS, Jacob A.. Fatores associados ao desempenho escolar: estudo multinível com dados do SAEB/2001. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2007, vol.23, n.1, pp. 33-41. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005.

Esse estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível, um tipo de regressão múltipla que leva em consideração a estrutura hierárquica dos dados. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Depois de controlar o efeito das variáveis de seletividade e composição escolar verificou-se uma correlação intraclasse de 0,17. Isso significa que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. No modelo multinível final foram incluídas sete variáveis referentes ao aluno e nove variáveis referentes à escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Quanto à escola foram: recursos culturais agregado e atraso escolar agregado. Espera-se que o modelo final seja utilizado para a elaboração de políticas públicas visando o melhoramento do sistema educacional brasileiro.

Keywords : desempenho escolar; avaliação educacional; análise de regressão multinível; SAEB.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese