SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Leisure and the use of psychoactive substances in adolescence: possible relationsPersonal values structure: the relationship between life and work values author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

PACHECO, Éser Técio; SILVA, Samuel Ribeiro da  and  RIBEIRO, Renata Gomes. Eu era do mundo: transformações do auto-conceito na conversão pentecostal. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2007, vol.23, n.1, pp. 53-61. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100007.

Este artigo traz a descrição dos resultados e a análise dos dados de uma pesquisa qualitativa com indivíduos recém-convertidos ao culto pentecostal, no qual se procurou discutir as modificações no auto-conceito, a partir da idéia de "Três Mundos" (Umwelt, Eigenwelt e Mitwelt), utilizada por Ludwig Binswanger. Notou-se uma significativa mudança na dimensão do Mitwelt (relacionamentos sociais), o que levou à conclusão de que, do ponto de vista da Psicologia Existencial, o principal elemento da força pentecostal, nos casos estudados, pode ser apontado como a reconstrução da própria identidade a partir da aquisição e da participação em um novo grupo de referência, o qual proporciona não apenas acolhida e solidariedade, como também oportunidade de desenvolvimento dos potenciais adormecidos.

Keywords : pentecostalismo; auto-conceito; mundo da vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese