SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Sexual survey: a cross-cultural perspectiveThe social representation of the "nervous disease" according to gender author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

MADUREIRA, Ana Flávia do Amaral  and  BRANCO, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu. Identidades sexuais não-hegemônicas: processos identitários e estratégias para lidar com o preconceito. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2007, vol.23, n.1, pp. 81-90. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100010.

A partir da perspectiva sociocultural construtivista, o artigo tem como objetivo analisar a construção das identidades sexuais não-hegemônicas em jovens adultos na cidade de Brasília, com base em uma pesquisa qualitativa que partiu do questionamento amplo: como sujeitos concretos dão sentido às suas vivências homoeróticas? Participaram da pesquisa seis homens e quatro mulheres de classe média de Brasília que se reconhecem como pessoas que apresentam uma orientação sexual distinta da heterossexualidade. O estudo indicou a importância das estratégias pessoais e coletivas utilizadas no cotidiano para lidar com o preconceito e a discriminação em relação às identidades sexuais não-hegemônicas. Tais estratégias são constitutivas da forma como os(as) participantes vivenciam as suas experiências homoeróticas, bem como se posicionam em suas relações sociais e consigo mesmos(as).

Keywords : gênero; sexualidade; homossexualidade; identidades sexuais; preconceito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese