SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The social representation of the "nervous disease" according to genderConceptual transformations of the body in social psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

BERTOLETTI, Juliana  and  CABRAL, Patrícia Martins Fagundes. Saúde mental do cuidador na instituição hospitalar. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2007, vol.23, n.1, pp. 103-110. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100012.

Este artigo tem como propósito verificar as experiências laborais dos profissionais de enfermagem e suas conseqüências para a saúde mental desses trabalhadores. A pesquisa foi realizada junto a profissionais de enfermagem do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, afastados de suas atividades durante o ano de 2003 por transtornos mentais e comportamentais (episódios depressivos breves, transtornos depressivos recorrentes e ansiedade generalizada), diagnosticados de acordo com o CID 10. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais semi-estruturadas, e para sua interpretação foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdos. Os resultados mostram que aspectos do trabalho contribuíram no processo de adoecer desses profissionais, como a natureza das atividades do cuidador, sobrecarga de tarefas e dificuldades de relacionamento interpessoal. Verificou-se ainda a percepção dos indivíduos quanto ao papel da organização frente ao seu afastamento, de forma a ampliar a discussão sobre gestão de pessoas e promoção de saúde no trabalho.

Keywords : saúde mental no trabalho; enfermagem; gestão de pessoas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese