SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Assisted freedom in the horizon of the integral protection doctrine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

DE ANTONI, Clarissa; BARONE, Luciana Rodriguez  and  KOLLER, Sílvia Helena. Indicadores de risco e de proteção em famílias fisicamente abusivas. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2007, vol.23, n.2, pp. 125-132. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000200002.

Este artigo analisa indicadores de risco e de proteção identificados em famílias com denúncia de abuso físico parental. Participaram deste estudo vinte famílias de nível socioeconômico baixo. O método de pesquisa constitui-se de entrevista semi-estruturada e inserção ecológica. Foram identificados indicadores de risco relacionados aos: 1) papéis familiares; 2) patologias; 3) práticas educativas e 4) comportamentos agressivos. Os indicadores de proteção apontam para: 1) rede de apoio social e afetiva; 2) valorização das conquistas e 3) desejo de melhoria futura. Conclui-se que os indicadores de risco são severos e diversificados, muitas vezes atuando de forma intensa no contexto familiar. Assim, podem permitir o uso de força física nas relações pais-filhos, ao mesmo tempo em que indicadores de proteção não estão suficientemente articulados para inibir tal ação. A compreensão dessa dinâmica possibilita a realização de ações educacionais e de saúde que visem a inibir e prevenir a violência intrafamiliar.

Keywords : família; abuso físico; violência intrafamiliar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese