SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3The second child's birth and family relationsLocomotor behavior of children and young adults in simulated domestic environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

MORAIS, Normanda Araujo de et al. Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes: um estudo com caminhoneiros brasileiros. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2007, vol.23, n.3, pp. 263-271. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000300004.

Este artigo busca compreender os condicionantes da exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCCA), a partir da percepção de caminhoneiros brasileiros, clientes ou não da ESCCA. Entrevistou-se 239 caminhoneiros em diferentes regiões brasileiras, através de um questionário. As respostas foram categorizadas e analisadas através de estatísticas descritivas (freqüência e média). Os principais condicionantes ressaltados foram a desigualdade social e econômica, a forte cultura de gênero machista e adultocêntrica dos caminhoneiros, assim como a tendência à desresponsabilização pelas crianças e adolescentes abusadas, o seu pouco conhecimento e consideração dos direitos e características desenvolvimentais dessa população. Conclui-se, ressaltando a relevância de estudos que enfatizam a perspectiva do abusador. Estes podem contribuir para o desvelamento das realidades econômicas, sociais, culturais e políticas envolvidas tanto na formação da demanda quanto da oferta do comércio sexual e, assim, permitir a elaboração de perspectivas de enfrentamento da ESCCA mais eficazes.

Keywords : exploração sexual comercial; crianças; adolescentes; caminhoneiros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese