SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Factor structure of the stable affective relationships scaleConscious and unconscious processes in the production of false memories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

BANDEIRA, Denise Ruschel; ARTECHE, Adriane Xavier  and  REPPOLD, Caroline Tozzi. Escala de autopercepção de harter para adolescentes: um estudo de validação. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2008, vol.24, n.3, pp. 341-345. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000300010.

O presente estudo objetivou investigar a validade convergente da escala de Autopercepção de Harter. Foram participantes 291 adolescentes da Região Sul, com idade média de 17 anos, de ambos os sexos e estudantes do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Autopercepção de Harter para Adolescentes (EAPH-A), a Escala de Auto-Estima de Rosenberg, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida e o Inventário de Depressão Infantil. Os resultados indicam que a EAPH-A apresentou boa qualidade psicométrica. A análise de fidedignidade apontou índices de consistência interna adequados (∝=0,60 a ∝=0,88). A validade de construto foi comprovada por análises de correlação com os demais instrumentos, sendo que todos os índices foram significativos e na direção esperada. A alta correlação entre os instrumentos aponta a necessidade de haver outros estudos que investiguem as dimensões da autopercepção e diferencie esse conceito de outros construtos, como auto-estima, satisfação de vida e autoconceito.

Keywords : escala de autopercepção; auto-estima; validação; adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese