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As representações mentais das crianças acerca das figuras parentais

Children's mental representations of parental figures

Este artigo apresenta uma investigação, realizada em Portugal, sobre a relação entre as representações mentais das crianças acerca dos pais, enquanto figuras de afecto e de disciplina, e a competência social dessas crianças. Participaram no estudo 59 crianças de 8 e 9 anos. As suas representações foram analisadas a partir do conteúdo e da estrutura das narrativas construídas em resposta à Entrevista de Avaliação das Representações das Crianças acerca das Figuras Parentais; a competência social foi avaliada a partir da adaptação portuguesa do Social Skills Rating System - form for teachers, que permite obter valores de habilidades sociais, problemas de comportamento e realização escolar. Os resultados revelam uma relação entre as representações que as crianças têm dos pais como figuras rejeitantes e como figuras punitivas e as habilidades sociais, os problemas internalizados de comportamento e a realização acadêmica, bem como uma relação entre a coerência das representações e a competência social das crianças.

representações mentais das figuras parentais; crianças de idade escolar; competência social


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