SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Clinical significance and reliable change in evaluating psychological interventionsChanges in the contrast sensitivity related to the alcohol ingestion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

GAUER, Gustavo  and  GOMES, William Barbosa. Recordação de eventos pessoais: memória autobiográfica, consciência e julgamento. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2008, vol.24, n.4, pp. 507-514. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000400014.

A recordação de eventos pessoais marcantes é acompanhada de julgamentos relativos ao evento recuperado (reflexivos) e ao ato de lembrar em si (heurísticos). O presente estudo teve por objetivo explorar relações e distinções entre esses tipos de julgamentos na atribuição de importância pessoal a eventos autobiográficos. Para tanto, solicitou-se a 208 estudantes universitários (170 mulheres) que recordassem um evento marcante de vida e respondessem a um Questionário de Memória Autobiográfica, composto de 16 escalas. Em uma análise de componentes principais, o primeiro agrupou 10 variáveis referentes a qualidades fenomenais e a modalidades de imaginação. Um segundo componente agrupou seis variáveis referentes a julgamentos reflexivos. A importância atribuída ao evento encontrou-se mais relacionada a julgamentos reflexivos por meio dos quais o indivíduo atribui características ao evento de forma retroativa do que a qualidades fenomenais da experiência imediata de lembrar.

Keywords : memória autobiográfica; fenomenologia; julgamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese