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Psicologia: Teoria e Pesquisa

versión impresa ISSN 0102-3772versión On-line ISSN 1806-3446

Resumen

SOUZA, Bianca Lopes de  y  MITRE, Rosa Maria de Araújo. O brincar na hospitalização de crianças com paralisia cerebral. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp.195-201. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000200007.

O processo de interação social da criança com paralisia cerebral (PC) se configura como um desafio, especialmente durante a hospitalização, quando as habilidades motoras, cognitivas, afetivas e emocionais encontram-se ainda mais comprometidas. A partir disso, este estudo dedicou-se a investigar o papel do brincar, enquanto linguagem própria da infância, no processo de hospitalização de crianças com PC. Foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando a observação participante do brincar livre de crianças com PC internadas numa enfermaria pediátrica e entrevistas com os acompanhantes. A partir da análise de conteúdo, foi concluído que o brincar na hospitalização tem papel fundamental no reconhecimento da autonomia, na re-significação do conceito da PC, no ganho de visibilidade e na inclusão dessas crianças.

Palabras clave : criança; paralisia cerebral; desenvolvimento infantil; brincar; hospitalização.

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