SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Construção e fidedignidade teste-reteste de escalas de silhuetas brasileiras para adultos e crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

BANDEIRA, Marina; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir  e  MAGALHAES, Thiago. Validação das escalas de habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica (SSRS-BR) para o ensino fundamental. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp.271-282. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000200016.

Não obstante o interesse crescente em habilidades sociais, há carência de escalas de medida no Brasil para avaliá-las. Esta pesquisa validou a escala SSRS, que avalia habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica de estudantes do Ensino Fundamental. Participaram 416 estudantes (224 meninos e 192 meninas), da primeira a quarta série de escolas públicas e particulares, em cinco cidades de quatro estados brasileiros, 312 pais e 86 professoras. Os resultados mostraram uma estrutura de componentes que explicaram de 40% a 62% da variância dos dados. A análise da consistência interna indicou os seguintes valores de alfa de Cronbach, para as escalas de habilidades sociais (estudante=0,78; pais=0,86; professores=0,94), comportamentos problemáticos (pais=0,83; professores=0,91) e competência acadêmica (0,98). A análise da estabilidade temporal indicou correlações teste-reteste positivas e significativas para os escores globais das escalas de habilidades sociais (estudantes: r=0,78; pais: r=0,69; professores: r=0,71), comportamentos problemáticos (pais: r=0,75; professores: r=0,80) e competência acadêmica (r=0,73).

Palavras-chave : habilidades sociais; comportamentos problemáticos; competência acadêmica; Ensino Fundamental; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons