SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Quality of Life at Work (QLW) management in the federal public service: the unbalance between problems and managerial practicesWorkers social skills with and without physical disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

AMAZARRAY, Mayte Raya et al. Aprendiz versus trabalhador: adolescentes em processo de aprendizagem. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2009, vol.25, n.3, pp. 329-338. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300006.

Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatou-se indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes.

Keywords : adolescente aprendiz; trabalho e juventude; inserção laboral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese