SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Influence of participant recruitment in thematic sites and virtual communities on the results of psychological measures applied through the InternetBrazilian version of the Personality Assessment Check List (PACL) validation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

TAMAYO, Alvaro  and  PORTO, Juliana Barreiros. Validação do Questionário de Perfis de Valores (QPV) no Brasil. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2009, vol.25, n.3, pp. 369-376. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300010.

O objetivo desta pesquisa foi validar para o Brasil o Questionário de Perfis de Valores (QPV), desenvolvido por Schwartz. Para a tradução do questionário, utilizou-se a estratégia de tradução-retradução. O QPV foi aplicado a uma amostra de 614 estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Os dados foram analisados por meio da técnica de escalonamento multidimensional em uma estrutura bidimensional. A configuração espacial obtida oferece indicações positivas de validade de construto do instrumento. As regiões encontradas foram: Conformidade, Tradição, Segurança, Estimulação, Universalismo/Benevolência, Poder/Realização e Autodeterminação/Hedonismo. As três últimas regiões ficaram compostas por tipos motivacionais adjacentes. A convergência de resultados descritivos e comparativos com achados de pesquisas internacionais constitui também um conjunto de elementos importantes de que o instrumento mede o que pretende medir.

Keywords : valores básicos; teoria de valores de Schwartz; validação de escala.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese