SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Psychology of Religion in Brazil: the production in journals and booksHuman behavior and natural resources: quality and availability of water as evaluated by users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

SANTOS, Maria de Fátima de Souza; ALESSIO, Renata Lira dos Santos  and  SILVA, Juliana Maria Moura do Nascimento. Os adolescentes e a violência na imprensa. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2009, vol.25, n.3, pp. 447-452. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300020.

O estudo da violência desperta o interesse da sociedade face ao crescimento e ao engajamento de adolescentes de camadas sociais variadas como vitimas ou agentes de violência. O objetivo deste trabalho é analisar as representações sociais sobre adolescência e violência veiculadas pela imprensa pernambucana. Foram analisadas 1.270 notícias publicadas durante 12 meses em dois jornais de Pernambuco. A análise realizada pelo software ALCESTE evidenciou tratamentos diferentes nas reportagens de acordo com a camada social do adolescente. A violência ligada aos jovens de camadas favorecidas aparece como uma tragédia familiar que merece o engajamento das instituições na sua elucidação. Existe uma concretização da violência em um grupo social: os pobres. O binômio violência - pobreza aparece assim reforçado.

Keywords : adolescência; violência; representações sociais; imprensa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese