SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Burnout among university professors: impact of justice perceptions and affective commitmentThe formation of transgenic's social representations: the importance of a scientific exhibition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

COUTO, Maria Clara P. de Paula; KOLLER, Sílvia Helena; NOVO, Rosa  and  SOARES, Pedro Sanchez. Avaliação de discriminação contra idosos em contexto brasileiro - ageismo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2009, vol.25, n.4, pp. 509-518. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400006.

Buscou-se identificar os tipos predominantes de discriminação contra idosos que ocorrem no Brasil, bem como o nível de estresse que lhes está associado. Compararam-se também os resultados da amostra brasileira aos de duas amostras de referência, uma americana e uma portuguesa. Participaram 111 indivíduos, os quais responderam a um questionário biosociodemográfico e ao Ageism Survey, que integra itens relativos a estereótipos negativos, atitudes e comportamentos de discriminação face ao idoso. Os resultados revelaram que os tipos de discriminação predominantes foram os relativos aos contextos sociais e de saúde. Quanto ao nível de estresse, a maior parte dos itens apresentou uma baixa média de estresse. Isso pode indicar que a vivência de discriminação nem sempre se associa explicitamente ao estresse.

Keywords : discriminação; idoso; Ageism Survey; Brasil; estresse.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese