SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4The formation of transgenic's social representations: the importance of a scientific exhibitionBrazilian norms for word lists: semantic association, concreteness, word frequency, and emotionality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2009, vol.25, n.4, pp. 531-536. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400008.

O objetivo deste estudo foi verificar a validade fatorial de uma escala de estratégias de aprendizagem, bem como explorar sua validade concorrente em relação ao desempenho acadêmico de estudantes. Participaram 815 crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. A Escala de Estratégias de Aprendizagem foi aplicada coletivamente. Para a operacionalização dos objetivos, recorreu-se à análise fatorial exploratória. Os alphas de Cronbach do instrumento e das três subescalas revelaram índices aceitáveis de consistência interna. A análise de variância apontou diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho acadêmico e a pontuação na escala. Os dados foram discutidos em termos de suas possíveis implicações para a área de avaliação psicoeducacional.

Keywords : aprendizagem; estudo; avaliação psicoeducacional; estratégias de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese