SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Pesquisa & psicanálise: algumas referências lacanianasInconsciente e cotidiano na prática da atenção psicossocial em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

MONDONI, Daniel  e  ROSA, Abílio da Costa. Reforma psiquiátrica e transição paradigmática no interior do estado de São Paulo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.1, pp. 39-47. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100006.

Este trabalho investiga o aspecto qualitativo da Reforma Psiquiátrica no interior do estado de São Paulo, por meio da análise dos discursos presentes no campo da Saúde Mental. Balizamo-nos no referencial da Atenção Psicossocial enquanto corpo teórico-prático e ético para transformação paradigmática em Saúde Mental. Como método, utilizamos entrevistas semi-dirigidas com coordenadores de CAPS e coordenadores municipais de Saúde Mental, e observações participantes, analisadas por meio do método dialético de análise de discurso. Foram encontradas três matrizes teóricas principais dos discursos (Psiquiatria Tradicional, Psiquiatria Preventivo-Comunitária, Atenção Psicossocial) coexistindo no espaço institucional. A vertente Preventivo-Comunitária mostrou-se bem instalada e superando técnica e teoricamente a Psiquiatria Tradicional, porém dificultando o avanço da Atenção Psicossocial em termos éticos.

Palavras-chave : reforma psiquiátrica; paradigma; saúde mental; políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português