SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Vínculos afetivos de adolescentes borderline e seus paisViolência contra a mulher e representações mentais: um estudo sobre pensamentos morais e sentimentos de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

JOST, Maria Clara. Fenomenologia das motivações do adolescente em conflito com a lei. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.1, pp. 099-108. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100012.

Este trabalho visa a avaliar as motivações mobilizadoras do comportamento do adolescente em conflito com a lei, adotando o conceito interativo do ato infracional. Entrevistas, individuais e semi-estruturadas, foram realizadas com adolescentes do sexo masculino, privados de liberdade. Os conteúdos obtidos foram organizados em núcleos temáticos, analisados fenomenologicamente e articulados às motivações subjacentes. Os resultados revelaram uma ambivalência vivencial que corrompe as subjetividades e fragmenta os relacionamentos intersubjetivos, forjando angústia existencial. Essa angústia se expressa em ações contra si mesmo e a sociedade. Pontua-se a necessidade de intervenções psicossociais que considerem o problema não somente a partir dos determinismos simbólicos e culturais que o engendram, mas que também incluam a busca de respostas desses adolescentes ao seu sofrimento humanístico-existencial.

Palavras-chave : adolescente em conflito com a lei; fenomenologia; motivação; sofrimento psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português