Acessibilidade / Reportar erro

Compreensão da sexualidade por jovens com diagnóstico de deficiência intelectual

Understanding sexuality by youngsters with diagnostic of intellectual deficiency

O estudo descreve a compreensão de conceitos sobre sexualidade por jovens com diagnóstico de deficiência intelectual, em aulas de orientação sexual. A análise de episódios selecionados a partir das transcrições das videogravações de cinco aulas (Corpo Humano, Beijo, Namoro, Coito e Camisinha/DST) permitiu evidenciar: apropriação e compreensão de conceitos, dificuldades parciais de compreensão e inibição. A análise das transcrições indicou que todos os alunos se mostraram atentos, executaram as tarefas propostas e responderam em conjunto às perguntas. Observou-se que os sinais de embaraço e valores expressados eram semelhantes aos dos jovens em geral, indicando apropriação de valores culturalmente estabelecidos. As evidências obtidas contrastam com as visões míticas em relação à sexualidade desses jovens e sugerem mais estudos sobre suas competências.

formação de conceitos; educação sexual; sexualidade; deficiência intelectual


Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com