SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Socioeconomic and gender influence on leisure of adolescentsRecreational psychological intervention for coping with hospitalization in children with cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

LEMOS, Isabela Porpino  and  FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira. Comportamento de crianças, acompanhantes e auxiliares de enfermagem durante sessão de punção venosa. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 433-443. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000300006.

Este estudo descreve o repertório comportamental de 14 crianças com diagnóstico de câncer, com idade entre 4 e 12 anos, durante um procedimento de punção venosa para quimioterapia, assim como o de seus acompanhantes e auxiliares de enfermagem. A coleta de dados foi realizada mediante observação direta com auxílio da Observation Scale of Behavior Distress. Foram utilizados três sistemas de categorias de comportamento (para as crianças, os acompanhantes e os auxiliares de enfermagem). Não foram observadas diferenças significativas entre comportamentos concorrentes e não concorrentes de crianças pré-escolares e escolares. Observou-se maior variabilidade comportamental entre acompanhantes de pré-escolares e maior frequência de comportamentos verbais dirigidos a escolares em auxiliares de enfermagem. Discute-se a necessidade da preparação psicológica para procedimentos invasivos em oncologia pediátrica.

Keywords : crianças; quimioterapia; acompanhantes; auxiliares de enfermagem; Observation Scale of Behavior Distress.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese