SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Behavior of children, caregivers and nursing assistants during venepuncture sessionPsychosocial aspects associated to different phases of the pediatric liver transplantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

MOTTA, Alessandra Brunoro  and  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Intervenção psicológica lúdica para o enfrentamento da hospitalização em crianças com câncer. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 445-454. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000300007.

A avaliação de estratégias de enfrentamento é um recurso importante na elaboração de técnicas de intervenção adequadas à minimização do impacto psicológico do câncer infantil. Foram avaliados os efeitos comportamentais de um programa de intervenção psicológica lúdica em 12 crianças com câncer, de 7 a 12 anos, internadas em hospital público infantil. Utilizou-se o Instrumento Informatizado de Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização (AEHcomp) em dois grupos: G1, submetido à intervenção psicológica lúdica centrada no enfrentamento e G2, submetido ao brincar livre tradicional. Na comparação intergrupos, não houve diferenças significativas nos comportamentos facilitadores e não-facilitadores avaliados no pré e pós-teste. Na comparação intragrupo, G1 diminuiu significativamente os comportamentos não-facilitadores no pós-teste, sugerindo possível efeito positivo do programa de intervenção centrado no problema.

Keywords : estratégias de enfrentamento; hospitalização infantil; brincar terapêutico; psicologia pediátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese