SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Recreational psychological intervention for coping with hospitalization in children with cancerCochlear implant in children: the parents' point of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

ANTON, Márcia Camaratta  and  PICCININI, Cesar Augusto. Aspectos psicossociais associados a diferentes fases do transplante hepático pediátrico. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 455-464. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000300008.

Este estudo buscou investigar os aspectos psicossociais associados a diferentes fases do processo de transplante hepático pediátrico. Participaram do estudo seis mães de crianças com idades entre 4 e 8 anos e que haviam realizado transplante hepático há menos de seis anos. As mães responderam a uma entrevista que investigava sentimentos e vivências da família, nas diferentes fases da doença. Análise de conteúdo qualitativa mostrou intenso sofrimento emocional da criança e da família durante todo o processo. O período de espera e a cirurgia foram vivenciados como os mais estressantes, em virtude do medo intenso da morte. Os resultados apontam para importância do acompanhamento psicológico precoce e sistemático às crianças e às famílias, em todas as fases do processo.

Keywords : transplante hepático pediátrico; fases do transplante; aspectos psicossociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese