SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Psychosocial aspects associated to different phases of the pediatric liver transplantationPsychological stress and coping in women with and without cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

YAMANAKA, Daniela Aparecida Rissi; SILVA, Roberto Benedito de Paiva e; ZANOLLI, Maria de Lurdes  and  SILVA, Angélica Bronzatto de Paiva e. Implante coclear em crianças: a visão dos pais. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 465-473. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000300009.

O objetivo do estudo foi analisar a visão que os pais têm do implante coclear, isto é, as informações que eles têm a respeito do implante, os riscos, os benefícios e suas expectativas em relação ao futuro dos filhos. Entrevistaram-se 10 pais de crianças surdas candidatas ao implante coclear no Hospital de Clínicas da Unicamp. Com base em uma abordagem qualitativa, procedeu-se à análise de conteúdo, sendo evidenciado que a maioria dos pais busca a cura da surdez por meio do implante coclear e, consequentemente, a aquisição da fala. Para essas famílias, o implante coclear é visto como uma solução para a surdez de seus filhos e como uma possibilidade deles terem um futuro melhor. Constatou-se que no processo de conhecimento do implante, os pais vivenciaram ansiedade e angústia frente às informações sobre os riscos e benefícios do procedimento e a necessidade de optarem pela realização ou não do implante coclear.

Keywords : pais; implante coclear; deficiência auditiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese