SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Stress in patients with primary open-angle glaucomaTraditional psychodiagnosis and therapeutic assessment: paradigms confrontation? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

REIS, Joaquim C.  and  FRADIQUE, Fernando S.. Níveis de desenvolvimento nas concepções dos adultos sobre saúde e doença. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 493-504. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000300012.

Na perspectiva do desenvolvimento sociocognitivo, as concepções de saúde e doença podem apresentar diferentes níveis de abertura, flexibilidade, inclusividade e diferenciação e podem ser ordenadas em diferentes níveis de desenvolvimento. O presente estudo incidiu sobre as significações leigas de saúde e doença de um grupo de 67 adultos. Os resultados indicam que esses adultos se situam em diferentes níveis nas suas competências de desenvolvimento sociocognitivo relacionadas com os processos de saúde e doença, tendo sido possível sequenciar as suas significações em níveis distintos. Cada nível é distinto qualitativamente, incluindo respostas caracterizadas por uma maior diferenciação, integração e complexidade em relação ao nível precedente. As implicações dessa abordagem para os métodos clínicos e educativos são discutidas.

Keywords : concepções de saúde e doença em adultos; desenvolvimento sociocognitivo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English