SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Traditional psychodiagnosis and therapeutic assessment: paradigms confrontation?Marital satisfaction: integrative review of national scientific literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

NEUBERN, Maurício da Silva. Psicoterapia, dor & complexidade: construindo o contexto terapêutico. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 515-523. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000300014.

O presente trabalho possui o duplo objetivo de apresentar a concepção da dor como um processo complexo e subjetivo, como também de apontar a psicoterapia como um recurso capaz de redefinir a influência do contexto que perpassa a experiência de dor. Partindo-se de três estudos de caso de pacientes com dor crônica, destacou-se a complexidade da experiência dos sujeitos, perpassada por processos culturais, biológicos, sociais, pessoais e históricos, como ainda as formas pelas quais a psicoterapia proporcionou mudanças significativas na inserção dos sujeitos em seus respectivos contextos relacionais. Ressalta-se a importância do papel do terapeuta na desconstrução de narrativas inadequadas e na compreensão da dor enquanto um processo subjetivo ligado ao sujeito e ao seu mundo social.

Keywords : psicoterapia; dor; complexidade; subjetividade; contexto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese