SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Alcohol, cocaine, and crack dependence and psychiatric disordersIndividual well-being in organizations: the impact of power configurations and personality traits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

SANTOS, Ana Flávia de Oliveira  and  CARDOSO, Carmen Lúcia. Profissionais de saúde mental: estresse, enfrentamento e qualidade de vida. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 543-548. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000300017.

Objetivou-se avaliar estresse, enfrentamento e qualidade de vida de profissionais de serviços substitutivos de saúde mental. Participaram 25 profissionais. Aplicaram-se os seguintes instrumentos: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos, Inventário de Estratégias de Enfrentamento e Escala de Qualidade de Vida. Os resultados apontaram que 36% dos profissionais apresentavam estresse, maior uso da estratégia de suporte social e maior satisfação com o domínio social da qualidade de vida. Profissionais com presença de estresse utilizaram mais as estratégias de afastamento e fuga-esquiva. Conclui-se que os profissionais de saúde mental, sob estresse, empregam mais estratégias de enfrentamento centradas na emoção. É necessária a elaboração e o desenvolvimento de intervenções que auxiliem esses profissionais no manejo de situações estressantes.

Keywords : estresse; qualidade de vida; saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese