SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Individual well-being in organizations: the impact of power configurations and personality traitsAbout the translations of Wilhelm Reich's work to portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

IMADA, Teresa Cristina Martins Leite; MAMEDE, Marli Villela; SOUZA, Luiz de  and  BIFFI, Raquel Gabrielli. Adaptação e validação da Family Dynamics Measure II para familiares de mulheres com câncer de mama. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 557-564. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000300019.

O estudo objetivou adaptar e validar a Family Dynamics Measure II para uso com famílias de mulheres com câncer de mama. O processo incluiu tradução, retrotradução, análise da equivalência semântica pela autora principal do instrumento, análise semântica por amostra da população-alvo, análise de conteúdo por juízes e avaliação das propriedades psicométricas da escala aplicada a 251 familiares de mulheres com câncer de mama. Obteve-se versão adaptada com fidedignidade geral boa (α = 0,90); a análise fatorial não confirmou a dimensionalidade teórica do instrumento original; as correlações com a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar foram invertidas e de baixa a moderada intensidade. A escala foi considerada válida para uso no Brasil. Novos estudos foram sugeridos para fortalecer as evidências.

Keywords : escala; dinâmica familiar; oncologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese