SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3About the translations of Wilhelm Reich's work to portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

SILVEIRA, Fernando de Almeida  and  SIMANKE, Richard Theisen. Discursos selvagens-disciplinados: os saberes psis na arqueologia de Foucault. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp.571-578. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000300021.

Michel Foucault investiga a diversidade dos sistemas e o jogo das descontinuidades na história dos discursos do senso comum, pré-científicos e científicos, dentre eles, o da psicologia. Esta pesquisa estuda a ordem do discurso foucaultiano sobre a psicologia nas seguintes obras desse autor: Sobre a Arqueologia das Ciências - Resposta ao Círculo Epistemológico, A Arqueologia do Saber e A Ordem do Discurso. Verificou-se que Foucault critica a pressuposição de uma história contínua, unitária e totalizadora da psicologia, já que pluralizada, em seu processo de constituição, pelos múltiplos jogos de verdades da história dos discursos. Conclui-se que Foucault evidencia o apagamento dos contornos do campo discursivo da psicologia, como dos demais discursos da história do pensamento humano, de maneira inter-relacionada.

Keywords : Foucault; Psicologia; saberes psis; discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License