SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Rede social e papéis de gênero de casais ribeirinhos de uma comunidade amazônicaA experiência da paternidade e o envolvimento paterno no contexto da Síndrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

SAMPAIO, Marisa Amorim et al. Psicodinâmica interativa mãe-criança e desmame. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.4, pp.707-715. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400005.

A amamentação representa uma das principais intervenções na redução da morbimortalidade infantil, processo privilegiado à subjetivação, desenvolvimento infantil e prevenção de perturbações no vínculo mãe-filho, quando bem vivenciada pela díade. O estudo analisou a psicodinâmica envolvida no desmame precoce e no desmame tardio, baseado na interação de duas díades mãe-criança com desnutrição grave primária, com bebês entre seis e 15 meses de idade, internadas num hospital escola. Foi utilizado o método qualitativo referenciado na psicanálise, com entrevistas semi-estruturadas e observações. O desmame precoce pareceu associado à dificuldade de construção da maternidade e vínculo; o desmame tardio refletiu o excesso psicoafetivo materno/dificuldade na entrada do pai.

Palavras-chave : aleitamento materno; desmame; relações mãe-filho; desnutrição protéica; psicanálise; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons