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Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

ASSIS, Grauben José Alves de; CORREA, Diogo Rodrigues; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de  e  PRADO, Paulo Sérgio Teixeira. Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.4, pp.675-685. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400011.

O objetivo do estudo foi avaliar a formação de classes ordinais a partir do ensino de uma única sequência de estímulos sob controle da numerosidade. Participaram cinco crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Os estímulos foram formas abstratas referentes à numerosidade de 1 a 5. Usou-se um procedimento de ensino por sobreposição de estímulos. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto na linha de base. Nos testes de transitividade e conectividade, os cincos participantes responderam prontamente. Houve generalização para duas novas classes ordinais. Nos testes de manutenção três participantes apresentaram responder consistente e um dos participantes respondeu parcialmente. Este estudo é uma contribuição para o estabelecimento de uma análise funcional da aprendizagem de repertórios numéricos.

Palavras-chave : relações ordinais; sobreposição de estímulos; crianças.

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