SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Generality of Learning in Situations Involving Tool Use by a Capuchin MonkeyEssentialistic beliefs about policemen and criminals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

SILVA, Fábio Henrique Vieira de Cristo e  and  ALCHIERI, João Carlos. Validade preditiva de instrumentos psicológicos usados na avaliação psicológica de condutores. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.4, pp. 695-706. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400013.

Este estudo analisou a possibilidade de prever infrações de trânsito cometidas por motoristas profissionais a partir dos resultados dos testes psicológicos aplicados no processo de habilitação. Coletaram-se os dados de 68 condutores que exercem atividade remunerada em dois momentos, o primeiro, na aquisição da habilitação, e, o segundo, cinco anos depois, na renovação. As análises não demonstraram diferenças significativas nos escores médios dos testes entre os grupos de motoristas com e sem registro de infração. Também não foram evidenciadas correlações significativas entre os escores dos testes e as pontuações das infrações. Concluiu-se que altos ou baixos escores nos diversos instrumentos não são critérios capazes de definir se um motorista cometerá mais ou menos atos infracionais.

Keywords : avaliação psicológica de condutores; validade preditiva; infração de trânsito; testes psicológicos; psicologia do trânsito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese