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Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

SANTOS, Letícia de Faria  e  VASCONCELOS, Laércia Abreu. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.4, pp.717-724. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400015.

O presente artigo revisa criticamente o amplo escopo da literatura relacionada aos critérios diagnósticos, bases etiológicas e tratamentos farmacológico e comportamental do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças. Foram consultadas as bases eletrônicas MedLine, Lilacs, PsycINFO e PubMed nas últimas três décadas. Os resultados dessa revisão apontam para uma predominância do critério diagnóstico baseado no Manual Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais, bem como a necessidade de uma maior interação entre variáveis biológicas e comportamentais na compreensão das bases etiológicas e de tratamento deste transtorno. Sugestões para maximizar a eficácia desta interação são apresentadas e discutidas.

Palavras-chave : transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); revisão; etiologia; tratamentos.

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