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Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

GOMES, Camila Graciella Santos; VARELLA, André Augusto Borges  e  SOUZA, Deisy das Graças de. Equivalência de estímulos e autismo: uma revisão de estudos empíricos. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.4, pp.729-737. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400017.

O modelo de equivalência de estímulos oferece uma especificação operacional do comportamento simbólico e tem orientado o ensino e a verificação objetiva de repertórios novos. Pessoas com autismo, caracterizadas por apresentarem, entre outras alterações, graves déficits de linguagem, poderiam se beneficiar de estratégias baseadas neste modelo. Este artigo apresenta uma revisão de publicações de estudos empíricos com autistas, fundamentados no paradigma de equivalência. Os resultados mostraram sucesso de alguns participantes e fracasso de outros. Os fracassos parecem residir mais em dificuldades em aprender relações arbitrárias e menos na emergência de relações novas após aquisição da linha de base. O desafio para a área é desenvolver procedimentos que favoreçam a aprendizagem de relações arbitrárias e, consequentemente, a formação de classes de estímulos equivalentes.

Palavras-chave : comportamento simbólico; equivalência de estímulos; aprendizagem relacional; relações arbitrárias; autismo.

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