SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Developmental dyscalculia: assessment of number representation by the ZAREKI-R author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

MELLO, Claudia Berlim de et al. Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2011, vol.27, n.2, pp.149-155. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200002.

Com o objetivo de correlacionar o QI Estimado com o QI Total, quatro bancos de dados do WISC III de 207 crianças foram associados: 1) crianças com desenvolvimento típico; 2) crianças com diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 3) crianças referenciadas por dificuldades de aprendizagem em consultório particular; e 4) crianças com sequela neurológica avaliadas em ambulatório universitário. Os dados do QI total foram correlacionados aos do QI estimado, correspondentes à soma dos pontos ponderados dos subtestes Vocabulário e Cubos. Os resultados sugerem que o QI Estimado pode ser adotado quando há restrição de tempo e quando o desempenho intelectual está sendo usado como triagem em pesquisa, ou como ponto de referência dentro de uma avaliação neuropsicológica.

Keywords : crianças; WISC III; QI estimado; QI Total.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License