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Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

OLIVEIRA, Christyne Gomes Toledo de; ENUMO, Sônia Regina Fiorim; QUEIROZ, Sávio Silveira de  e  AZEVEDO JR, Romildo Rocha. Indicadores cognitivos, lingüísticos, comportamentais e acadêmicos de pré-escolares nascidos pré-termo e a termo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2011, vol.27, n.3, pp. 283-290. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000300003.

Este estudo comparou o desenvolvimento de crianças, aos cinco anos de idade, nascidas prematuras e com baixo peso (PTBP), com crianças nascidas a termo (AT), avaliando-se indicadores acadêmicos (IAR), comportamentais (CBCL-1½-5 anos), linguísticos (LAVE-expressiva; TVIP-receptiva) e cognitivos (testes psicométricos: Columbia e Raven-MPC; prova assistida: CATM). A amostra foi composta por 34 crianças distribuídas em dois grupos: G1-PTBP: 17 crianças pré-termo (<37 semanas de gestação) e baixo peso; e G2-AT: 17 crianças a termo e peso >2.500g. G1-PTBP apresentou desempenho inferior nas áreas acadêmica, lingüística expressiva, comportamental e cognitiva (Columbia e CATM: operações cognitivas e comportamentos facilitadores). Confirmaram-se outros estudos indicativos de que crianças PTBP podem apresentar mais problemas no curso de seu desenvolvimento do que crianças nascidas a termo.

Palavras-chave : prematuridade; desempenho cognitivo; fatores de risco ao desenvolvimento.

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