SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Cognitive, linguistic, behavioral and academic indicators of preterm and full term born preschool childrenEffects of instructions on checking responses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

GOMES, Maria Aparecida Mezzalira  and  BORUCHOVITCH, Evely. Aprendizagem autorregulada da leitura: resultados positivos de uma intervenção psicopedagógica. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2011, vol.27, n.3, pp. 291-299. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000300004.

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma intervenção psicopedagógica na compreensão leitora de alunos de quarta série de uma escola pública do Ensino Fundamental. Participaram duas turmas, com 28 estudantes cada, que foram sorteadas para compor dois grupos: Experimental e Controle. Os estudantes foram avaliados por meio de questionário Informativo, de Escala de Estratégias de Aprendizagem e de Testes Cloze, em três momentos. O Grupo Experimental participou de sete sessões de intervenção recebendo instrução em estratégias de aprendizagem gerais e específicas para a leitura, estímulos à metacognição, apoio motivacional e orientação para estudo. Os resultados mostram progressos em compreensão leitora nos dois grupos, porém os ganhos foram maiores e mais consistentes no Grupo Experimental.

Keywords : aprendizagem autorregulada; compreensão em leitura; estratégias de aprendizagem; intervenção psicopedagógica; leitura; metacognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese