SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Rendimento académico: influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

CHAGAS, Jane Farias  e  FLEITH, Denise de Souza. Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2011, vol.27, n.4, pp. 385-392. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001.

O objetivo dessa pesquisa foi examinar características cognitivas, acadêmicas, afetivas e sociais de adolescentes talentosos e identificar fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento de suas habilidades, a partir da percepção dos indivíduos talentosos, de seus familiares e professores. Participaram do estudo quatro adolescentes talentosos, 12 familiares e cinco professoras. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento. Os resultados indicaram que as características cognitivas e acadêmicas mais reconhecidas foram: autodidatismo, facilidade para aprender e dedicação aos estudos. Entre as características afetivas e sociais, destacaram-se: determinação, timidez e preferência pelo isolamento social. Os fatores promotores do desenvolvimento do talento mais frequentes foram: suporte familiar e atendimento em sala de recursos. A principal barreira identificada foi o acesso a serviços especializados.

Palavras-chave : adolescentes; talento; superdotação; família; estratégias educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português