SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Profile of talented adolescents and strategies for their developmentThe Burnout syndrome in teachers: prevalence and associated factors índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

versión impresa ISSN 0102-3772

Resumen

PAIVA, Maria Olímpia Almeida de  y  LOURENCO, Abílio Afonso. Rendimento académico: influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2011, vol.27, n.4, pp. 393-402. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400002.

Este trabalho tem como objectivo verificar se o autoconceito dos alunos, avaliado pela escala PHCSCS-2, e o ambiente da sala de aula, analisado pela escala APSA, são relevantes na explicação do rendimento académico. Participaram 217 alunos (112 rapazes e 105 raparigas) do 3.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola pública do norte de Portugal. Para o tratamento dos dados recorreu-se a modelos de equações estruturais. Constatou-se que o autoconceito e o ambiente de sala de aula têm um impacto positivo e significativo no rendimento académico dos alunos (Língua Portuguesa e Matemática), bem como o autoconceito afecta positivamente esse mesmo ambiente. São discutidas implicações educativas dos resultados.

Palabras llave : Autoconceito; ambiente de sala de aula; rendimento académico; modelos de equações estruturais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués