SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Academic achievement: influence of self-concept and classroom environmentInclusive education and students with a mental disorder: an interdisciplinary challenge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2011, vol.27, n.4, pp. 403-410. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400003.

A Síndrome de Burnout é uma reação ao estresse excessivo relacionada ao trabalho. O objetivo do estudo foi identificar a prevalência da Síndrome de Burnout em 882 professores de escolas da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: um questionário elaborado especificamente para levantamento de variáveis demográficas, laborais e o MBI- Maslach Burnout Inventory (HSS-ED). Os resultados obtidos evidenciam 5,6% de professores com alto nível de exaustão emocional, 0,7% em despersonalização e 28,9% com baixa realização profissional. Mulheres, sem companheiro fixo, sem filhos, com idade mais elevada, que possuem maior carga horária, que atendem maior número de alunos e trabalham em escolas públicas apresentam maior risco de desenvolvimento de Burnout.

Keywords : Síndrome de Burnout; prevalência; professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese