SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4The disclosure of sexual abuse: adopted measures by the support networkLiterature review of efficacy of psychological interventions in the treatment of systemic lupus erythematosus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

versión impresa ISSN 0102-3772

Resumen

AMBROSIO, Daniela Cristina Mucinhato  y  SANTOS, Manoel Antônio dos. Vivências de familiares de mulheres com câncer de mama: uma compreensão fenomenológica. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2011, vol.27, n.4, pp. 475-484. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400011.

Este estudo teve por objetivo compreender a vivência de familiares de mulheres acometidas pelo câncer de mama em relação à possibilidade de morte, considerando-se o estigma de doença fatal que envolve a doença. Participaram sete filhos, quatro maridos, uma nora e um entrevistado na dupla condição de genro e marido. Foram realizadas entrevistas individuais, ancoradas no referencial fenomenológico, seguindo a questão norteadora: "Como foi, para você, ter um familiar com câncer de mama?". Os resultados demonstraram que a consciência da mortalidade da ente querida se aguça para os familiares, que se percebem como seres-para-a-morte e sentem a necessidade de serem-com-um-profissional-especializado, o que sugere a importância de estender os cuidados à unidade familiar.

Palabras llave : neoplasias da mama; família; morte; Fenomenologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués