SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Processos de significação no primeiro ano de vidaConhecendo o processo de inclusão escolar em Porto Velho - RO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

OTUKA, Livia Kusumi; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Adoção suficientemente boa: experiência de um casal com filhos biológicos. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 55-63. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100007.

A partir de um estudo de caso, aborda-se a experiência de adoção de uma criança de quatro meses de idade por um casal com três filhos biológicos. Os dados obtidos por entrevistas semiestruturadas mostraram que a parentalidade adotiva foi experienciada em meio a temores/fantasias de perda/roubo da criança adotada. Isso pode ser associado ao modo como foi realizada a adoção, sem os cuidados preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e a nova lei de adoção. O processo de adoção figurou para os adotantes como fonte de intensa carga emocional, permeada por sentimentos ambivalentes que merecem atenção dos profissionais da Psicologia. Os resultados ilustram a necessidade de atenção psicossocial-jurídica a adotantes, adotado e família biológica do adotado.

Palavras-chave : adoção; pais adotivos; relações familiares; motivação para adoção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português